quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sobre o Rapto de Perséfone

Perséfone pra quem não sabe é uma Deusa. Filha de Zeus e da Deusa da Natureza. Assim como time de futebol que não se escolhe, porque você nasce como seu pai te quer, nasceu Deusa. Como a mãe, adora a natureza. Sabendo disso, Hades, Deus dos Ínferos – o reino dos mortos – a enganou. Naquela época, ninguém se utilizava de uma cantada básica. A moda era fisgar literalmente o objeto da paixão. Hades colocou uma linda flor no caminho, ao ir observá-la de perto, abriu-se a terra e ela foi sugada num seqüestro não-relâmpago.

A mãe ficou bastante aborrecida, não comeu por nove dias e secou a terra toda num inverno impiedoso. O pai, que é o manda-chuva, se preocupou com os humanos e fez um acordo com Hades. “Devolve a menina, que a coisa ficou feia”. Acho que também ficou com medo de Deméter, a mãe, ficar magra demais e lançar esta moda de anorexia.

Hades, que de bobo não tem nada, deu a ela uma romã pra comer. Quem se alimenta no reino dos mortos, fica presa a ele para sempre. Então, equacionaram assim: ela volta, fica por nove meses com a mãe, no Monte Olimpo e três meses com Hades, lá embaixo. Quando ela volta pro Olimpo, começa a primavera e é desta história que surgiram as quatro estações. Climáticas, não a música do Vivaldi.

Eu sou Perséfone moderna. Nasci Palmeirense porque assim quis meu pai. E nasci Deusa, porque assim ensinou minha mãe. Todas elas estão em mim. Não é prepotência, você também acha a sua deusa, se quiser. Amo a natureza. Tenho meus invernos. Tenho minhas primaveras. Em um outono, fui seqüestrada. A terra se abriu e eu sumi. Só que estamos no século XXI. Hades é um chato. Eu não gosto de romã. E às favas, com este acordo. Fico aqui quanto eu quiser. Me fantasio de fada. Brinco com as rosas. Colho sóis. E me apaixono por gente, bichos, flores, luzes, textos, músicas e amores. Eu me apaixono pela vida. E como uma fênix, eu sempre renasço. Somos imortais. Todos.

Sorria, os tempos escuros acabaram. Eu voltei.

2 comentários:

  1. Oi,moça

    já iria perguntar a senhorita por que Rapto de Perséfone? Obrigada, adorei a sua resposta .. é muito simpatica,e me cativou ! estou te seguindo!

    beijos no coração

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você voltou ne? Assim que eu gosto! Love You!
    Pota

    ResponderExcluir